Plante Floresta

O PLANTIO DE FLORESTAS COMERCIAIS

Brasil é referência mundial na produção de florestas comerciais de pinus e eucalipto, atividade conhecida como silvicultura.

Em 1903, o pioneiro Navarro de Andrade trouxe mudas de Eucalipto (Eucalyptus spp.) para plantios que produziriam madeira para dormentes das estradas de ferro.

Em 1947 foi a vez do Pinus (Pinus spp.). Essas espécies se desenvolveram bem nas regiões onde foram introduzidas, o Eucalipto nos cerrados paulistas e o Pinus no sul do Brasil.

Como os recursos naturais da Mata Atlântica há muito vinham sendo dilapidados, o plantio dessas espécies tornou-se alternativa viável para suprir a demanda de madeira.

A década de 70 foi marcada pela política de incentivos fiscais para o reflorestamento, que começaram ainda na década de 60. Com esses incentivos foi possível ampliar consideravelmente o estoque de madeira nesses plantios.

Desde então se investiu em pesquisa sobre a silvicultura dessas espécies, consolidando seu uso em plantios comerciais. O Brasil detém hoje as melhores tecnologias na silvicultura do eucalipto, atingindo cerca de 60m³/ha de produtividade, em rotações de sete anos.

Algumas importantes funções das florestas plantadas são:

  • Diminuição da pressão sobre florestas nativas;
  • Reaproveitamento de terras degradas pela agricultura;
  • Sequestro de carbono;
  • Proteção do solo e da água;
  • Ciclos de rotação mais curtos em relação aos países com clima temperado;
  • Maior homogeneidade dos produtos, facilitando a adequação de máquinas na indústria.

PRINCIPAIS ESPÉCIES

O gênero Eucalyptus envolve mais de 700 espécies que estão adaptadas a diferentes climas e solos podendo ser utilizadas para diferentes finalidades.

As principais espécies cultivadas atualmente no Brasil incluem o Eucalyptus Grandis, Eucalyptus Urophylla, Eucalyptus Saligna, e o Eucalyptus Urograndis , este último que é um híbrido, resultado do cruzamento do (E.Urophylla x E.Grandis).

POR QUE PLANTAR FLORESTA?

O Eucalipto é a árvore mais plantada no mundo, justamente por ser a espécie de mais rápido crescimento, com alta produtividade e fácil adaptação aos mais diversos ambientes de clima e solo, e principalmente, pela grande diversidade de espécies, tornando possível atender aos requisitos tecnológicos dos mais diferentes segmentos da atividade industrial, fornecendo madeira de alta qualidade para diversos usos. É importante salientar que nenhuma outra espécie florestal consegue reunir tantas vantagens.

PRA QUE SERVE O EUCALIPTO?

O Eucalipto pode ser plantado como árvore ornamental em parques, ruas e jardins; as folhas podem ser usadas em arranjos florais e para extração de óleo e as flores são utilizadas para produção de mel. O uso mais rentável, no entanto, é o aproveitamento da madeira como lenha, postes, moirões de cerca, biomassa, construção civil, produção de madeira serrada, carvão vegetal, produção de móveis, fabricação de chapas, painéis e de papel e celulose.

Veja abaixo a tabela de aplicações:

Espécie Serraria Móveis Postes Chapas Dormentes Moirões Celulose Lenha Carvão Óleos Construção Civil
E. Urograndis Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Grandis Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Citriodora Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim Sim Sim Sim
E. Urophyla Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Saligna Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Camaldulensis Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Cloenziana Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Grancam Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
E. Toreliodora Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
Tricross Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não Sim
Pinus(Hondurensis x Eliotti) Sim Sim Sim Sim Não Não Sim Sim Não Não Sim
Whatsapp chat online